top of page
Foto do escritorAcademia 108

8 formas de praticar Mindfulness no dia-a-dia


Mindfulness não é apenas meditação. A prática de Mindfulness reside na capacidade de nos voltarmos para os sentidos, tornando-nos verdadeiramente presentes em cada momento. Na verdade, e ao contrário do que muitas pessoas pensam, a meditação mindfulness é uma prática que não tem como objetivo esvaziar a mente, mas sim exercitar a atenção, num treino mental voltado para o foco – que pode ser praticado de inúmeras formas, ao longo de vários momentos do nosso dia-a-dia.

Como incluir o Mindfulness na rotina diária?

1. A caminhar Seja a ouvir música, a falar ao telemóvel, a fazer “scroll” pelas redes sociais ou simplesmente absorvidos pelo fluxo de pensamentos, tendemos a caminhar totalmente distraídos, tendo apenas em mente que queremos chegar do ponto A ao B. Durante a caminhada, independentemente de ser a passo apressado ou mais tranquila, experimente encarar o ato como uma prática mindful: repare no que está ao seu redor, sinta os cheiros, observe as cores, foque-se nos sons circundantes, sinta conscientemente os seus pés a tocarem no chão.

2. Durante as refeições Comece por observar a comida no seu prato. As diferentes cores, formas e cheiros. Ao mastigar, direcione toda a sua atenção para o ato, bem como para as texturas e sabores. Sinta a temperatura dos alimentos. Durante o processo, notará que a sua mente irá tentar desviá-lo (inúmeras vezes) da experiência – sempre que acontecer, basta voltar a focar-se nos alimentos, no mastigar, no saborear.

3. A tomar banho Mesmo que se trate apenas de um duche rápido, a prática de mindfulness é sempre possível e benéfica. Ouça o som da água a correr, foque a sua atenção nas sensações da sua pele, na temperatura da água, nos aromas que lhe chegam. Sempre que surgirem pensamentos sobre as coisas que terá de fazer ao longo do dia, volte tranquilamente a atenção para as sensações do seu corpo.

4. A conversar Usar os momentos de diálogo para praticar mindfulness é, também, uma forma de estar mindful – basta estar presente. Nesta escuta consciente, dirija a sua atenção para a voz da outra pessoa, para o ritmo das suas palavras, para as suas expressões faciais. Observe a sua necessidade de falar a surgir, bem como a intenção das suas palavras. Sempre que algum pensamento desviar a sua atenção (como o impulso de verificar o telemóvel), volte a focar-se conscientemente no seu interlocutor.

5. No supermercado Tarefas pouco entusiasmantes, como ter de fazer compras no supermercado, fazem, inevitavelmente, parte das nossas rotinas. Contudo, podemos (e devemos) abordar a experiência numa perspectiva mindful, já que uma ida ao supermercado pode ser também um convite à prática da presença, especialmente quando tem de enfrentar filas para pagar. Foque-se no seu corpo, na tensão que eventualmente se terá instalado nos seus músculos. Observe, de modo consciente, como que apenas testemunhando, qualquer irritação ou impaciência que esteja a sentir. Respire, observe o ar a entrar e a sair e sinta as emoções a reequilibrarem-se.

6. A utilizar as redes sociais Sendo uma ferramenta utilizada diariamente pela maioria das pessoas, as redes sociais instalaram-se de tal forma nas nossas vidas, que o peso que o seu uso ganhou é evidente. Para além de, atualmente, ser importante questionar a experiência online em si, podemos aproveitar a utilização das redes sociais para praticar uma postura mindful. Antes de abrir o Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social, reflita conscientemente sobre o tempo que pretende despender. Observe a urgência em ir conferir as atualizações partilhadas por outras pessoas, bem como as emoções que possam surgir no decorrer da experiência.

7. A conduzir Quantas vezes ligou o carro, fez todo o trajeto e só se apercebeu que tinha chegado ao destino quando estacionou? Conduzir com a mente em modo automático é um bom exemplo daquilo que não é uma prática mindful. Experimente o oposto. Sinta as mãos no volante, sinta a sua textura e temperatura. Tome consciência da sua postura, de possíveis tensões nas costas e pescoço – caso as reconheça, foque-se na respiração para aliviar a tensão. Observe os locais por onde passa, sem julgamentos ou conceitos, apenas observe.

8. A praticar exercício Ir ao ginásio, fazer uma corrida ou praticar algum desporto, são óptimos convites à prática de mindfulness. Direcione a sua atenção para as sensações que o seu corpo está a experienciar. Reconheça-as, focando-se nas diferentes partes do corpo. Observe os pensamentos que surgem enquanto se exercita e, sempre que tal aconteça, volte a focar-se nas sensações, com uma atitude de gratidão e encantamento pelo funcionamento do seu próprio corpo.

Ao adotarmos uma postura “mindful”, incluindo algumas destas práticas simples e altamente eficazes nas nossas atividades diárias, estaremos mais e mais presentes naquilo que estamos a fazer e cada vez menos desviados pelos nossos pensamentos.

0 comentário
bottom of page