top of page

5 Razões para Começar a Meditar


Se está a ler este artigo, o mais provável é que a prática da meditação (ainda) não faça parte da sua rotina diária, embora exista algum interesse ou apenas curiosidade.

Com a popularização de conceitos como o “mindfulness” e a “meditação”, multiplicam-se os mitos em torno destas práticas, que perpetuam a crença de que nem todos são capazes de meditar.

Se, apesar de todas as dúvidas, gostaria de dar uma oportunidade à prática da meditação, conheça alguns bons motivos para se decidir e começar a meditar diariamente:

1. Ajuda a reduzir os níveis de stress e ansiedade Inúmeros estudos são claros quanto à ligação direta entre o stress e a saúde, existindo atualmente uma maior consciência de como os níveis de stress contribuem para o agravamento de problemas de saúde, bem como do seu papel desencadeador no aparecimento de algumas doenças. Ao incluir a meditação no seu dia-a-dia, notará, quase de imediato, que o stress e a ansiedade estão muito mais controlados, mesmo para quem está apenas a iniciar-se na prática.

2. Melhora a capacidade de concentração Todos nós conhecemos a frustração de nos tentarmos manter concentrados no que estamos a fazer, com a mente a desviar a nossa atenção em inúmeras outras direções. Com a prática da meditação, exercitamos, antes de mais, a nossa capacidade de manter o foco (seja na respiração, nos sons envolventes ou num mantra), sendo essa uma habilidade que, tal como um músculo, vai ganhando força à medida que vai sendo exercitada. Ao integrar a prática da meditação na sua rotina, irá sentir que a sua atenção (em casa ou no trabalho) melhorou significativamente.

3. Promove a conexão entre as pessoas Através da experiência meditativa, tornamo-nos mais presentes, mais atentos, mais focados. Ao desenvolvermos a importante habilidade que é estar realmente no momento presente, os efeitos geram mudanças até na forma como nos relacionamos com os outros. Deixamos de ser meros interlocutores e passamos a escutar com atenção e intenção plenas, a observar verdadeiramente o outro, sem distrações. Ao adotarmos uma postura mais empática e atenta, conectamo-nos de um modo muito mais profundo.

4. Permite reduzir o fluxo mental Sabe aquela conversa mental que mantém constantemente? É precisamente essa voz que opina sobre tudo, que lhe relembra os inúmeros afazeres pendentes e que antecipa cenários pouco positivos, muitas vezes, a responsável pelo nosso cansaço mental, pelas constantes distrações e pelas tarefas que tendemos a executar em modo automático. Através da meditação e dos seus benefícios ao nível do desenvolvimento da atenção plena, conseguirá começar a silenciar essa voz, ou, no mínimo, a reduzir o seu volume, voltando novamente a atenção para o que estava a fazer.

5. Potencia o auto-conhecimento Diariamente, somos acometidos por uma série de sentimentos e emoções que, muitas vezes, nem chegamos a processar e a compreender. Ao começar a meditar de forma regular, mesmo que seja apenas durante 5 ou 10 minutos, durante esse período irão surgir pensamentos e emoções, que lhe darão pistas claras sobre o que estará por detrás de medos, ansiedades, bloqueios e preocupações que precisa trabalhar. Ao reservar, diariamente, alguns minutos para meditar, estará não apenas a cuidar de si, como a conhecer-se melhor.

bottom of page