Falar sobre emoções não é fraqueza. Falar sobre o que sentimos e escutar o sentir do outro, em total respeito e empatia, é o que mais nos aproxima, conecta e fortalece. Pais, não tenham medo de conversar sobre as emoções dos vossos filhos: Os medos das crianças não se irão intensificar por falarem abertamente sobre eles - pelo contrário, ficarão meno
s assustadores. Do mesmo modo que a criança não cairá num poço de tristeza por falar abertamente das saudades que sente de um familiar que já partiu - pelo contrário, ficará mais leve. Pais, falem sobre os vossos sentimentos: Quando o fazem, estão a mostrar à criança que todos temos emoções, que está tudo bem em acolhermos o que sentimos, em partilharmos e que o que é verdadeiramente importante é o que fazemos com o que sentimos.
O primeiro passo para trabalharmos a educação emocional das nossas crianças será, sempre, através do exemplo - quanto mais nos aproximarmos do universo emocional (do nosso e do delas), mais saudável esse processo e essa gestão será.
Converse com o seu filho sobre sentimentos - os seus e os dele!
Comments